quarta-feira, 4 de abril de 2012

EBD - AULA 02 - QUESTIONÁRIO

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 2, A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2012
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas.

TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Não temas; eu sou o ____________ e o ____________ e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as ____________ da morte e do inferno" (Ap 1.17,18)

VERDADE PRATICA
2- Complete:
Embora _______________ e _______________ de DEUS, Nosso Senhor JESUS CRISTO ressuscitou e, gloriosamente, ____________ como Rei dos reis e Senhor dos Senhores.

INTRODUÇÃO
3- Quem se apresentou a João na Ilha de Patmos?
(    ) Foi o CRISTO glorificado.

4- Complete:
Aquele que no Calvário humilhara-se até ao inferno, no céu é __________________ exaltado. Com a sua morte, Ele trouxe ____________ à própria morte. Por isso revela-se não apenas em glória, mas como o Senhor de toda a ____________. E já entronizado à destra do Pai, apresenta-se JESUS CRISTO como __________ dos reis e Senhor dos senhores (Fp 2.5-11). Sim, aquele que esteve____________ acha-se à direita do Pai. E ____________ virá buscar a sua Igreja (Ap 1.10-20).

I. O CRISTO ENCARNADO
5- Por que a encarnação é o grande mistério da piedade? (1 Tm 3.16).
(    ) Fazendo-se Filho do Homem, o Filho de DEUS manifestou plenamente o amor do Pai (Jo 3.16). E assim DEUS revelou-nos a sua graça (1 Jo 4.9).

6- O que foi a encarnação de JESUS CRISTO?
(    ) A encarnação foi o ato pelo qual a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade foi concebida, virginalmente, no ventre de Maria (Is 7.14; Lc 1.27).
(    ) Neste ato sobrenatural, levado a efeito por obra e graça do ESPÍRITO SANTO, o Filho de DEUS fez-se Filho do Homem, e veio habitar entre nós (Jo 1.14).

7- Por que afirmamos ser JESUS CRISTO Verdadeiro Homem e Verdadeiro DEUS?
(    ) Na encarnação, o Senhor JESUS CRISTO esvaziou-se não de sua divindade, mas da glória que usufruía ao lado do Pai, desde a eternidade mais remota (Fp 2.5-11).
(    ) JESUS homem não deixou de ser DEUS.
(    ) JESUS DEUS não deixou de ser homem.
(    ) Nele as naturezas: divina e humana são plenas e harmônicas.
(    ) Quem não aceita a encarnação de Nosso Senhor JESUS CRISTO não tem o ESPÍRITO de DEUS (1 Jo 4.2).

8- Era JESUS, então, um homem igual a nós?
(    ) Ele era melhor do que nós, pois foi achado sumamente perfeito.

9- Quais foram os objetivos da encarnação do Filho de DEUS?
(    ) Consumar o Plano de Salvação que, elaborado na eternidade, foi concretizado na plenitude do tempo (Gn 3.15; Cl 4.4; Ap 1 3.8);
(    ) Manifestar o Emanuel (Is 7.14; 9.6) para que, no Novo Testamento, exercesse plenamente os três ministérios do Testamento Antigo: profeta, sacerdote e rei; e:
(    ) Revelar no Calvário a expressão maior do amor de DEUS (Jo 3.16).

10- Complete:
O Senhor JESUS, por conseguinte, fez-se ____________ do Homem, a fim de que viéssemos a ser ____________ de DEUS (Jo 1.12). Em sua humilhação, exaltou- nos; em sua ____________, reviveu-nos; Em sua ressurreição revelou-nos sua glória e eternidade.

II. O CRISTO HUMILHADO E FERIDO DE DEUS
11- A morte de CRISTO não foi entendida nem pelos judeus, nem pelos gregos. Por que?
(    ) Os Judeus buscavam compreendê-la através de uma interpretação equivocada da Lei e dos Profetas.
(    ) Os gregos esforçavam-se por tudo discernir à luz natural da razão.
(    ) Os Judeus a consideravam escândalo (1 Co 1.23).
(    ) Os gregos a consideravam loucura (1 Co 1.23).

12- Complete:
Em sua _______________, ambos os povos jamais vieram a aceitar as proposituras do Plano da Salvação. Afinal, por que um homem teve de morrer para que os demais pudessem vir a ser ____________? É uma lógica humanamente desconhecida. Tanto os judeus, quanto os gentios, ao receberem a JESUS, pela __________, passam a entender perfeitamente as implicações, temporais e eternas, da morte e ressurreição de Nosso Senhor (1 Co 1.24).

III. O CRISTO GLORIFICADO
13- A glorificação de CRISTO abrange quais eventos?
(    ) Ressurreição.
(    ) Ascensão aos céus.
(    ) Segunda vinda.
(    ) Triunfo sobre as forças do mal.

14- Qual o significado da Ressurreição de CRISTO? Complete:
Afirmou Paulo que, sem a ressurreição de CRISTO, a nossa fé seria __________ (1 Co 15.14,17). O apóstolo mostra, com abundantes provas, ter sido a ressurreição do Senhor um fato ____________ e não uma mitologia criada pelos discípulos. E foi como o CRISTO ressurreto que JESUS apresentou-se a ____________ na ilha de Patmos: "Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém!" (Ap 1.17,18). É fundamental que se realce que o Senhor JESUS ressuscitou ____________ e corporalmente. Já egresso dos mortos, o Senhor JESUS recebe do Pai todo o _____________ nos céus e na terra (Mt 28.18). Em suas mãos, as chaves da morte e do inferno (Ap 1.18).

15- Qual o significado da Ascensão de CRISTO aos céus? Complete:
Ressurreto, apresentou-se o CRISTO aos seus discípulos, por um período de ____________ dias, falando das coisas concernentes ao Reino de DEUS (At 1.3). Em seguida, é assunto aos céus numa ____________, conforme o relato fidedigno e exato de Lucas (At 1.9). Agora, à ____________ do Pai, partilha daquela glória que sempre desfrutara ao seu lado desde a mais insondável eternidade (Jo 17.5; Hb 8.1). Esta também foi a visão que teve o primeiro _____________ do Cristianismo: "Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de DEUS" (At 7.56). Portanto, o Senhor JESUS ascendeu aos céus num corpo ____________, levando consigo as ____________ do Calvário (Ap 5.6).

16- Qual o significado da segunda vinda de CRISTO? Complete:
Se a ascensão de CRISTO já foi gloriosa, como não será o seu retorno para ____________ os redimidos? Em glória virá ____________ a sua Igreja, para que os salvos participem de toda a sua glória. Bendita seja a glória do Senhor! ____________ discorre sobre o evento em duas de suas epístolas (1 Co 15.50-58; 1 Ts 4.13-1 7). João, exilado em Patmos, teve o privilégio de ____________ o Senhor da glória (Ap 1.12-19). Em breve, muito em breve, também o veremos face a face. Aleluia!

CONCLUSÃO
17- Complete:
____________ viu o CRISTO humilhado e ferido de DEUS (Is 53.4). JESUS, porém, ____________. Acha-se, agora, à ____________ do Pai Celeste. E logo virá buscar-nos. Está você preparado para este momento?Já recebeu a JESUS como o seu Salvador? Tem convicção de vida eterna? Aceite a CRISTO, agora mesmo, para que possa ____________ da glória do Senhor de toda a glória. Como ____________, enalteçamos a glória do Cordeiro de DEUS: "Bendita seja a glória do Senhor" (Ez 3.12).


Em Cristo. 

Nenhum comentário: