terça-feira, 27 de março de 2012

João - o Apóstolo do Amor e autor do Apocalipse





Amados Irmãos em Cristo,

Para quem ainda não me conhece (apesar de já terem ouvido falar de mim – certamente), sou o Apóstolo João. Eu que andei com o Senhor Jesus Cristo e fui chamado de o discípulo do amor ou aquele a quem Jesus mais amava. Sou filho de Zebedeu e Salomé. Fui chamado, juntamente com meu irmão Tiago, pelo próprio Jesus, de Boanerges (Filhos do Trovão). Nasci em Batsaida, na Galileia e cresci com fundamentos dos ensinos das Escrituras e assim como meus pais, fui sempre fiel a Deus.

Fui pescador e foi nessa condição que conheci o Mestre Jesus. Prontamente comecei a segui-lo. Tive a preciosa oportunidade de testemunhar incontáveis milagres e feitos do Cristo. O Vi curar diversos enfermos, cegos, paralíticos, testemunhei Jesus ressuscitar a filhinha de Jairo e vi, depois de quatro dias, Jesus trazer à vida a Lázaro. Recebi uma inspiração do Espírito Santo de Deus e escrevi o quarto Evangelho e depois outras três Epístolas.

O pior momento que enfrentei foi a crucificação do Senhor Jesus. Mesmo assim, fui fiel até o último momento de Sua Vida. Presenciei aquele guarda perfurar o lado do corpo do Mestre, vi Seu sofrimento em Seus olhos enquanto esteve pendurado naquela cruz, ouvi claramente quando Ele disse a Sua mãe que eu era o seu filho e disse-me que ela era a minha mãe, pude escutar Seu grito de horror e paixão: “Tudo está completado” e seguiu Sua Morte.

Minha mãe foi uma das mulheres que trouxeram aromas para preparar o corpo de Jesus para o sepultamento. Da mesma forma, pude presenciar a ressurreição do Cristo, estive no lugar do túmulo Dele e o vi vazio, estive naquela pescaria milagrosa onde o Mestre se fez reconhecer como ressurreto e recebi, juntamente com os outros, o renovo e a força ministrada pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Depois da morte do irmão Estevão, começamos a sofrer uma perseguição até então nunca vista contra os cristãos. Muitos dos amados companheiros fugiram e conseguiram espalhar os discípulos por várias regiões. Acredito que isso tenha sido o fator fundamental para o crescimento da igreja de Jesus pelo mundo. Essas coisas começaram quando o insano imperador Nero coloca fogo em Roma. Para se livrar da culpa desse incidente que quase arruinou a economia romana, responsabilizou os cristãos e pude sofrer na pele a dor de perder vários irmãos devorados por leões e outras feras selvagens.

Esses fatos aconteceram durante aproximadamente 30 anos e por ordem do imperador Domiciano fui condenado e preso pelo amor ao Evangelho e por nunca tê-lo negado, e levado a Ilha de Patmos. A ilha de Patmos distava 23 quilômetros da cidade de Mileto, tinha 16 quilômetros de comprimento e dez de largura. Era usada para prender foras da lei.

Foi durante esse período que recebi do Mestre a maior inspiração e pude retratar A Revelação de todas as coisas que hão de acontecer em breve tempo. Escrevi o Livro do Apocalipse. Fui arrebatado em espírito e ouvi uma voz poderosa como trombeta que me mandava escrever tudo que estava vendo e enviasse às sete igrejas da Ásia Menor.

Os perseguidores tentaram me calar, mas foi exatamente no exílio que Nosso Senhor Jesus Cristo me usou para proclamar a todos os povos e em todas as épocas tudo aquilo que haverá de acontecer em breve. Em tudo que escrevi, testemunhando a verdade pela fé em Cristo Jesus, podemos ter a certeza que venceremos as perseguições e seremos mais que vencedores. Portanto, quero deixar para todos os irmãos que vivem neste século XXI, as palavras reveladas pelo próprio Jesus: “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de comerem da fruta da árvore da vida, que cresce no jardim de Deus. Não sofrerão o castigo da segunda morte. Eu darei do maná escondido. E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe. Eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las com uma barra de ferro e quebrá-las em pedaços como se fossem potes de barro. Eu lhes darei a estrela da manhã. Serão vestidos de branco, e eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim. Eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também escreverei nela o meu novo nome. Eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai. Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.

Portanto, da mesma forma que fui fiel e venci as adversidades, sejam também vocês fieis e certamente vencerão esse século mal e receberemos a coroa da vitória e o galardão das mãos do Senhor Jesus Cristo.

Tenham força, fé e esperança.


Texto escrito na primeira pessoa (escolha do autor) por entender que facilitará o entendimento dos leitores.

Em Cristo

2 comentários:

Anônimo disse...

Amado Dc. Hermes Castro,

A Paz do Senhor.

Que maravilha de apresentação. de o a 10, dou 10 e não é da conta de ninguém, estou maravilhado com o texto.

As pessoas dizem "não leio o apocalipse por que não entendo" aí o meu professor disse: "não entendem por que não ler!

Um forte abraço, e ótimo trimestre!

pr-edinaldodomingos.blogspot.com

Pr. Hermes Castro disse...

Obrigado meu Pastor Edinaldo. Um texto nada diferente do que você faria. Alias, sou um discípulo dos seus textos e seu admirador.

Obrigado pela força.

Em Cristo.