sábado, 27 de outubro de 2012

Nova Aliança em Deus




Nova Aliança

Texto Base: Jr 31.31-33

“O Senhor Deus diz: — Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Embora eu fosse o Deus deles, eles quebraram a minha aliança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.”

Amados irmãos e amigos leitores,

O que Deus estava querendo falar quando promete ao povo de Israel que estava chegando o tempo de uma NOVA ALIANÇA? Havia realmente essa necessidade?

Vejamos o que podemos falar sobre essa nova situação. Lembrando que essa mesma situação serve para todos nós hoje em dia.

Segundo o Dicionário Aurélio, aliança é:

[Do fr. alliance.]
Substantivo feminino.
1. Ato ou efeito de aliar(-se). [Sin. (p. us.): aliagem.]
2. Ajuste, acordo, pacto.
3. União por casamento.
4. Anel simbólico de noivado ou de casamento.
5. Rel. Cada um dos pactos que, segundo as Escrituras, Deus fez com os homens.

Assim, existia um antigo pacto entre Deus e os homens. Com a evidência do pecado, essa aliança foi quebrada e dessa forma, havia a necessidade de uma nova união, um novo pacto, um novo acordo entre Deus e sua criação mais sublime.

Essa nova aliança vai ficar em contraste com a antiga aliança, em que o novo não pode ser quebrado como o antigo era (v. 32 ; Heb. 8:7, 8). A garantia de que não vai ser quebrado é a graça mediada por Cristo através da Sua morte e ressurreição (Heb. 9:12-15; 10:1-4, 10-18).
Aliança de Deus em toda Escritura representa convênios ou acordos solenes, negociadas ou impostas unilateralmente, que ligam as partes entre si com relações bem definidas e permanentes, com promessas específicas, créditos e obrigações de ambos os lados.
No versículo 31, a expressão “está chegando o tempo” - e não só com os judeus, mas todos aqueles que devem ser enxertados no Evangelho Redentor. Não é chamado a nova aliança, porque era como a nova substância, pois ela foi feita com Abraão e com os judeus, mas porque foi revelado após uma maneira nova, mais plena e, particularmente, com clareza e nitidez. Também não foi a lei cerimonial qualquer parte dele, como era para os judeus, a estrita observância do que isso. Foi igualmente novo no que diz respeito à eficácia do espírito que irão, em um muito mais completo e maior forma.
Já no verso 32, “Não será” - A aliança que Deus fez com os judeus quando saíram da terra do Egito, foi em parte Deuses da lei que lhes deu, com as promessas em anexo; da sua parte (que fez um pacto formal) sua promessa de obediência a ele.

Finalizando no versículo 33, o advérbio de ligação “com” - ou seja, com aqueles que são judeus interiormente. E “escreverei” está aqui para expressar a diferença entranhas da lei e do evangelho. Este último traz a graça da regeneração, pelo qual o coração é mudado, e habilitado para o serviço. Tudo sob o tempo da lei que veio a salvação, foram salvas por esse novo pacto, mas isso não era, evidentemente, apresentou, nem foi a graça regeneradora de Deus, tão comum no tempo da lei, uma vez que tem estado sob o evangelho.

O Escritor aos Hebreus, no capítulo 8, volta a retratar a importância desse novo pacto ou de nova aliança. Vejamos:

“Mas Deus vê que o seu povo é culpado e diz: “Está chegando o tempo, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles, no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Não foram fiéis à aliança que fiz com eles, e por isso, diz o Senhor, eu os desprezei. Quando esse tempo chegar, diz o Senhor, farei com o povo de Israel esta aliança: Eu porei as minhas leis na mente deles e no coração deles as escreverei. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: ‘Procure conhecer o Senhor.’ Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais humildes como as mais importantes. Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades.” E, quando Deus fala da nova aliança, é porque ele já tornou velha a primeira. E o que está ficando velho e gasto vai desaparecer logo.”


Quando a lei foi "santo, justo e bom" (Rm 7:12), poderia não em si mesmo capacitar obediência (7:18, 19), como a citação de Jeremias. 31:31-34 deixa claro. O resultado foi que as pessoas "não continuar" nessa aliança. A Lei por si só jamais traria os resultados esperados pelo próprio Deus. Ela trouxe ao povo um jugo muito pesado e isso fez com que todo o povo desobedecesse e fosse dominado pelo pecado, quebrando assim a Aliança feita anteriormente. O mais grave disso tudo é que se formou um ciclo condenatório para todas as gerações.
Somente pela misericórdia divina, quando Deus decide refazer essa Aliança e renovar as promessas para todo o povo. Essa nova aliança, tinha um avalista. O próprio Jesus Cristo confirmou e pagou por essa nova aliança, com preço de sangue. O mesmo que foi vertido na Cruz do Calvário.
No versículo 8, a expressão: “Mas Deus vê que o seu povo é culpado- que estavam sob a antiga aliança, diz ele, vou fazer uma nova aliança com a casa de Israel - Com todo o Israel de Deus, em todas as épocas e nações. Trata-se de novo em muitos aspectos, mas não quanto ao mérito do mesmo:
1. Sendo ratificado pela morte de Cristo.
2. Freed dos ritos e cerimônias onerosa.
3. Contendo uma descrição mais completa e clara da religião espiritual.
4. Frequentou com influências maiores do Espírito
5. Extensão para todos os homens. E,
6. Nunca deve ser abolido.
No Verso 9, “no dia em que os peguei pela mão” - com o cuidado e a ternura de um pai. E só quando esta estava fresco em sua memória, eles obedeceram, mas hoje depois que sacudiram o jugo. Eles não continuaram na minha aliança, e eu para eles não - Então, esse pacto foi quebrado logo em pedaços.
Continuando essa análise, no verso 10, “Eu porei as minhas leis na mente deles. Ao contrário dos sacrifícios da lei, a morte de Cristo purifica a consciência (9:9-14), para que possamos fazer a vontade de Deus (10:36, 13:21).
Após a dispensação mosaica, o antigo pacto está abolido. Porei as minhas leis em suas mentes - Eu vou abrir os olhos e ilumine o seu entendimento, para ver o seu verdadeiro e completo significado espiritual. E gravá-los em seus corações - Então, que eles devem experimentar interiormente o que vos tenho ordenado. E eu serei o seu Deus - a sua parte todos suficiente, e superior a grande recompensa. E eles serão o meu povo - Meu tesouro, meu filhos, obedientes e amado.
No verso 13, Deus os mostra que “tornou velha a primeira”, ou seja, o velho pacto ficou obseto (Que caiu em desuso; arcaico) ... pronto para desaparecer. Os avanços autor uma definição de "obsoleto" para dizer que o primeiro pacto foi tão bom como morto desde o momento em Jeremias anunciou a nova.

Em Cristo.


Nenhum comentário: