terça-feira, 30 de outubro de 2012

SUBSÍDIO EBD: LIÇÃO 05 - Obadias - O Princípio da Retribuição






Obadias

Introdução

Edom, situado a sudeste de Judá, era o país onde moravam os edomitas, descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Quando Jerusalém, a capital de Judá, foi conquistada pelos babilônios em 586 a.C., os edomitas não somente se alegraram com a derrota dos israelitas, mas também ajudaram o inimigo e aproveitaram a oportunidade para roubar os bens dos moradores de Jerusalém ( v. 13 ). O profeta Obadias denuncia o pecado dos edomitas e anuncia que seriam castigados e derrotados junto com os outros povos inimigos do povo de Deus.

1. Conteúdo

Na primeira parte ( vs. 1-14 ), o livro anuncia que os edomitas seriam castigados por Deus e explica por que: eles se alegraram com a desgraça dos israelitas ( v. 12 ) e até ajudaram os inimigos do povo de Deus ( v. 14 ). Na segunda parte ( vs. 15-22 ), o castigo de Edom é apresentado como uma amostra do que será o Dia do  Senhor , quando Deus vai julgar todas as nações ( v. 15 ) e dar a vitória ao seu povo ( v. 21 ).

2. Mensagem

A mensagem é clara: Deus é o Senhor de todas as nações. Ele castigará os inimigos do seu povo e abençoará Israel.

3. Autor e data

Não se conhecem maiores detalhes da vida de Obadias. Quanto à data, é provável que esse livro, o mais curtos dos livros proféticos, tenha sido escrito no sexto século a.C., não muito depois da destruição de Jerusalém em 586 a.C.

4. Esquema do conteúdo

O castigo de Edom  1-14

O Dia do  Senhor  15-18

A vitória de Israel  19-21

 

Obadias:  Este nome significa “servo do  Senhor ”.  A respeito do país de Edom outras profecias a respeito desse país aparecem em  Is 34.5-17;        63.1-6; Jr 49.7-22; Ez 25.12-14; 35.1-15; Am 1.11-12; Ml 1.2-5.
Um mensageiro,  Talvez um anjo.  Nós ouvimos,  Isto é, o profeta e outros do seu povo.

 Ob 1-9:  O país de Edom, onde moravam os descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó, ficava a sudeste de Judá. Os edomitas e os israelitas eram inimigos desde o tempo em que os israelitas chegaram à Terra Prometida (Nm 20.14-21). O profeta Obadias, em nome de Deus, anuncia que Edom seria destruído.

 
Em Cristo.
 

Nenhum comentário: