quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Subsídio EBD: Lição 04 - Amós - A Justiça Social como Parte da Adoração




Amós

Introdução
Amós era pastor de ovelhas em Tecoa, pequena cidade de Judá (ver 1.1 , n.), o Reino do Sul, mas foi chamado por Deus para anunciar a sua mensagem em Israel, o Reino do Norte. Isso foi lá pelo ano 750 a.C., quando Jeroboão II era rei de Israel e Uzias era rei de Judá. Durante o longo reinado de Jeroboão II (783-743 a.C.), Israel expandiu o seu território e se tornou uma nação rica e próspera ( 2Rs 14.23-29 ). Mas, no meio dessa prosperidade e luxo, havia ganância, opressão, suborno, exploração, falsa religião e desprezo total pela justiça. São justamente esses pecados que Amós denuncia nas suas mensagens.

Ao que parece, Amós anunciou a maioria das suas mensagens em Betel, importante centro religioso situado em Israel ( 3.14 ; 7.13 ), e também em Samaria, a capital do país ( 4.1 ).
1. Conteúdo
O livro começa com uma mensagem a respeito do castigo que Deus vai mandar sobre as nações vizinhas de Israel ( 1.3—2.5 ): Síria, ao norte; Filisteia, a oeste; Tiro, ao norte; Edom, a sudeste; Amom, a leste; Moabe, também a leste; e Judá, ao sul. Todas elas serão castigadas. Mas Israel, também, será castigada ( 2.6—3.2 ). Por quê? Porque Israel é o povo escolhido por Deus, e a sua responsabilidade é maior. Os pecados que o profeta condena têm a ver com injustiça social na nação. Uma pequena minoria se enriquecia à custa dos pobres ( 3.10 ; 5.11 ; 8.4-6 ); os juízes eram subornados e torciam a justiça ( 5.12 ); o pobres eram oprimidos, explorados e até escravizados ( 2.6 ; 8.6 ). O profeta anuncia que Deus vai castigar os que cometeram pecados tão terríveis como estes ( 2.13-16 ; 4.2-3 ; 5.18-20 ; 8.3 ). Maiores privilégios trazem piores castigos. E o profeta avisa o povo: "Preparem-se para se encontrar com o seu Deus" ( 4.12 ).

A última parte do livro ( caps. 7—9 ) contém uma série de visões que anunciam a destruição de Israel. O profeta apela a Deus ( 7.2,5 ), mas em vão. Deus vai castigar duramente o seu povo, pois eles não foram fiéis a ele. O castigo é inevitável.

Mas o livro termina com uma mensagem de esperança ( 9.11-15 ): Deus vai construir de novo o reino de Davi. O Senhor os traria de volta do cativeiro, e eles morariam para sempre na terra que ele lhes deu.

2. Mensagem
2.1.
O Senhor é Deus e Juiz de todos os povos da Terra. Ele condena e castiga as nações vizinhas de Israel, inclusive Judá, o Reino do Sul ( 1.3—2.5 ). No passado, ele guiou os destinos de povos pagãos, como os da Etiópia, os filisteus e os arameus, e declara que os ama tanto quanto ama o seu povo escolhido ( 9.7 ).

2.2.
Deus escolheu o povo de Israel para ser o seu próprio povo. Mas essa escolha, essa eleição não foi para privilégio e fama e, sim, para obediência e serviço a Deus. Portanto, ele os castiga severamente quando não lhe obedecem ( 3.1-2 ).

2.3.
Os pecados que Deus detesta são a injustiça social, a ganância dos ricos, a exploração dos pobres, impostos injustos cobrados das colheitas dos lavradores e o suborno dos juízes ( 4.1 ; 5.7,10-13 ; 6.6 ).

2.4.
Os sacrifícios de animais, as ofertas de cereais, as festas religiosas com as canções e a música de harpas não podem compensar a falta de justiça social. Deus diz que ele detesta as festas religiosas do povo ( 5.21 ); o que ele quer é justiça e honestidade ( 5.24 ).

2.5.
Amós é o primeiro profeta a falar sobre o Dia do Senhor . O povo pensava que esse seria um dia de luz ( 5.20 ), o dia em que Deus castigaria os inimigos de Israel. Mas Amós diz que será um dia de escuridão ( 5.18 ), um dia em que Deus castigará o seu próprio povo. Portanto, "ai dos que querem que venha o Dia do Senhor !" ( 5.18 ).
3. Autor e data
Além das poucas informações dadas em Am 1.1 , nada mais sabemos a respeito de Amós.

Ele anunciou a sua mensagem ao povo de Israel quando Jeroboão era rei (783-743 a.C.). Não se sabe quando essas mensagens foram escritas e publicadas num livro.
4. Esquema do conteúdo
Introdução 1.1-2
Castigo das nações vizinhas 1.3—2.5
Castigo de Israel 2.6—3.2
Acusações e julgamento 3.3—6.14
Visões de castigo 7.1—9.10
Um futuro feliz para Israel 9.11-15



Fonte: Bíblia Digital Glow


Em Cristo.

Nenhum comentário: